Dia Mundial Das Doenças Raras
O Jardim de Infância de Jugueiros assinalou o Dia Mundial das Doenças Raras – 28 de fevereiro, com o objetivo de sensibilizar as crianças e respetivas famílias para as doenças raras.
Informar da existência de doenças raras é despertar na sociedade um olhar de igualdade, equidade, inclusão e empatia para com os raros.
Para melhorar a vida das pessoas com doenças raras qualquer mão faz a diferença nas suas vidas, nas suas famílias e para a sociedade.
O Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado anualmente no último dia de fevereiro, em mais de 80 países, com o objetivo de sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias.
O que é uma doença rara?
A União Europeia considera uma doença como rara quando afeta no máximo 1 em cada 2000 habitantes. Estão identificadas mais de 6000 doenças raras. Juntas, estima-se afetarem 6% – 8% da população mundial, o que representa 600 a 800 mil pessoas em Portugal e 300 milhões em todo o mundo.
80% das doenças raras são genéticas, enquanto outras são o resultado de infeções (bacterianas ou virais), alergias e causas ambientais. 50% das doenças raras (70% das doenças genéticas raras) manifestam-se pela primeira vez na infância.
Informar da existência de doenças raras é despertar na sociedade um olhar de igualdade, inclusão e empatia para com os raros.
Para melhorar a vida das pessoas com doenças raras qualquer mão faz a diferença nas suas vidas, nas suas famílias e para a sociedade.
Jardim de Infância de Jugueiros _ 28 de fevereiro de 2023